O QUE É O ROTEIRO PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR DA DISTRIBUIÇÃO

Desenvolvido pela APED, com o apoio da PwC, o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição tem como objetivo apoiar as empresas associadas na resposta aos desafios das Alterações Climáticas, rumo à descarbonização do setor em Portugal até 2040.

O Roteiro pretende reunir as empresas associadas em torno de um compromisso comum, incentivando a ação climática coletiva e maximizando o seu impacto na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera. Sob o mote “Colaborar+ Adaptar+ Transitar+”, o Roteiro pretende constituir-se enquanto referência para os associados da APED, independentemente da sua dimensão, no que diz respeito às recomendações e prioridades de atuação para a descarbonização, assegurando uma transição justa e em sinergia com empresas, consumidores, colaboradores, fornecedores, Governo e outros parceiros.

A Distribuição é um dos setores que maior contributo tem dado para a criação de uma economia mais circular. A comprová-lo estão as várias iniciativas promovidas pelo setor, como a implementação de soluções de eficiência energética, o incentivo à reciclagem e a sensibilização para o uso consciente dos recursos. Renovando este compromisso, o Roteiro reafirma o contributo do setor para a construção de um futuro sustentável.

CARTA DE PRINCÍPIOS

A Carta de Princípios estabelece os princípios orientadores e eixos de atuação do Roteiro, com o propósito de reunir, voluntariamente, as empresas associadas numa ambição comum, incentivando a ação coletiva no caminho para a descarbonização do setor.

Princípios orientadores

  • Visão: Alinhar os objetivos e compromissos do Roteiro com os objetivos estratégicos das empresas no curto, médio e longo prazo.
  • Ação: Implementar medidas focadas na execução dos compromissos de descarbonização; medir e monitorizar o desempenho da atividade da empresa e progresso anual, visando a redução das emissões de GEE.
  • Responsabilidade: Adotar os compromissos assumidos, nos prazos estabelecidos pelo Roteiro, garantindo que são implementadas as medidas necessárias para atingir os objetivos.
  • Colaboração: Fomentar a partilha de conhecimento e o trabalho conjunto com a APED, cooperando com as restantes empresas signatárias.

Eixos de atuação

  • Integrar a ação climática e a descarbonização na estratégia da empresa.
  • Promover a adaptação do negócio.

Colaborar com outras empresas do setor e envolver os stakeholders.

Conheça a carta aqui.

COMPROMISSOS MÍNIMOS

O Roteiro para a Descarbonização do Setor é composto por um conjunto de 39 compromissos, definidos para cada eixo de atuação, de acordo com prazos definidos: curto (2025), médio (2030) e longo (2040). Entre eles foram identificados os compromissos de adesão à Carta de Princípios que pressupõe a sua execução, de acordo com a dimensão e características da empresa. Nesse sentido, estão estabelecidos 10 compromissos mínimos para pequenas e médias empresas e 17 compromissos mínimos para as restantes.

As empresas podem ainda adotar um conjunto adicional de compromissos individuais, evidenciando um maior empenho e ambição para o objetivo comum de descarbonização do setor.

Conheça os compromissos mínimos aqui

COMO ADERIR

Qualquer empresa do setor da Distribuição, associada da APED, pode aderir ao Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição. A adesão ao projeto implica a assinatura formal da Carta de Princípios, pressupondo também a execução dos compromissos assumidos. A adesão à Carta é voluntária e gratuita, podendo ser feita aqui.

EMPRESAS SIGNATÁRIAS

Na linha da frente da transição climática, o Roteiro conta com um número crescente de empresas empenhadas em cumprir um objetivo comum: a descarbonização do setor. Conheça-as aqui.

PERGUNTAS FREQUENTES

Na linha da frente da transição climática, o Roteiro conta com um número crescente de empresas empenhadas em cumprir um objetivo comum: a descarbonização do setor. Conheça-as aqui.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE GERAL@APED.PT