Áreas de Intervenção
Enquanto associação representativa de um setor dinâmico e gerador de valor para a economia e para a sociedade, a APED é, cada vez mais, uma voz ativa e ouvida junto de decisores e outros stakeholders institucionais. A sua visão 360º permite-lhe intervir nos mais diferentes e desafiantes dossiês estratégicos para a competitividade do país, tendo por base o trabalho desenvolvido pelas suas Comissões Técnicas, que oferecem um suporte contínuo e permanentemente atualizado aos seus associados.
A especialização e acompanhamento dos temas por estas Comissões permite à APED a tomada de posições sobre iniciativas lançadas pelos poderes públicos e o seu envolvimento e contributo na legislação que regulamenta o setor. Esta atitude representa o posicionamento da APED de defesa dos interesses dos seus associados, ao mesmo tempo que procura soluções construtivas para o país.
Atualmente, a APED conta com 10 comissões que têm por objetivo monitorizar e acompanhar de perto dossiês vitais para o setor e contribuir para uma tomada de decisão mais informada e sustentada. O acesso às Comissões Técnicas é livre e aberto a todas as empresas associadas.
Ambiente
Responsável: Cristina Câmara
A Comissão de Ambiente promove a melhoria contínua do desempenho ambiental e o incentivo à transição para uma economia mais eficiente no uso dos recursos e de baixo carbono. Desenvolve e associa-se a iniciativas setoriais que promovem boas práticas ambientais e de sustentabilidade, através de uma abordagem integrada à cadeia de valor.
Colabora no desenvolvimento de projetos e disponibilização de documentos e ferramentas que apoiam a definição de políticas e estratégias orientadas para a preservação dos recursos, a adoção de práticas de produção e consumo mais sustentáveis e o combate às alterações climáticas, nomeadamente:
– Roteiro para a Descarbonização do setor da Distribuição
– Campanhas de sensibilização ambiental
– Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)
ASSUNTOS
FISCAIS
Responsável: Rui Martins
A Comissão de Assuntos Fiscais fomenta o debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento das obrigações fiscais e analisa as questões com que as empresas se defrontam em matéria de fiscalidade.
Publicações em destaque:
Relatório APED “Obrigações Fiscais do Setor da Distribuição”
ASSUNTOS
JURÍDICOS
Responsável: Diogo Galhoz
A Comissão de Assuntos Jurídicos monitoriza e debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento e aplicação das leis e analisa as questões que são colocadas às empresas em matérias do foro jurídico, incluindo alterações no enquadramento legal.
E-COMMERCE
Responsável: Rui Martins
A Comissão de e-commerce tem como objetivos o desenvolvimento, promoção e representação dos legítimos interesses dos associados no quadro de evolução do e-commerce, o estudo e divulgação das temáticas mais importantes para o comércio eletrónico e o acompanhamento da legislação que tenha impacto nesta área.
Publicações em destaque:
Estudo “Obstáculos legais e concorrenciais ao desenvolvimento do e-commerce em Portugal”
MEIOS
DE PAGAMENTO
Responsável: Rui Martins
A Comissão de Meios de Pagamento tem como um dos seus grandes objetivos a promoção e defesa de um mercado de transações com meios de pagamento mais competitivo e transparente, beneficiando o setor do comércio e os consumidores.
Esta Comissão também monitoriza e intervém junto de entidades financeiras no mercado de cartões de pagamento e desenvolve e partilha iniciativas sobre novos meios de pagamento, alicerçadas nas evoluções tecnológicas e alterações legislativas a nível europeu.
QUALIDADE
ALIMENTAR
Responsável: Vera Conde
A Comissão de Qualidade Alimentar acompanha as principais atividades desenvolvidas pelas empresas associadas, visando o cumprimento da legislação vigente e o desenvolvimento de iniciativas para promover a qualidade e segurança alimentar dos produtos comercializados.
Colabora ainda no desenvolvimento de legislação com implicações nas atividades desenvolvidas pelas empresas, pelo que acompanha diversas matérias no âmbito da legislação alimentar, tanto a nível nacional como comunitário.
Publicações em destaque:
Guia de Informação ao Consumidor
Guia de Boas Práticas na Distribuição de Produtos Biológicos Alimentares
QUALIDADE
DE PRODUTOS
NÃO ALIMENTARES
Responsável: Vera Conde
A Comissão de Qualidade Produtos Não Alimentares acompanha as principais atividades desenvolvidas pelas empresas associadas, visando o cumprimento da legislação vigente e o desenvolvimento de iniciativas para promover a qualidade e segurança dos produtos comercializados. Acompanha diversas matérias, tanto a nível nacional como comunitário.
No âmbito da sua atividade, é promotora de momentos de debate com as entidades competentes nas diversas matérias em que intervém, privilegiando a monitorização e acompanhamento dos processos legislativos com implicações nas atividades das empresas associadas.
RECURSOS
HUMANOS
Responsável: Rui Martins
A Comissão de Recursos Humanos promove o debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento das obrigações laborais e monitoriza e analisa as questões com que as empresas se defrontam em matéria laboral e os desafios colocados no presente e futuro em matéria de atração e retenção de talento, formação e requalificação de competências.
No âmbito da revisão do Contrato Coletivo de Trabalho da APED, as propostas de alteração que são apresentadas às organizações sindicais são previamente discutidas e preparadas pela Comissão de Recursos Humanos.
Publicações em destaque:
Portaria Extensão CCT APED 2023
Atualização CCT APED – Ano 2022 – BTE
SAÚDE
E BEM-ESTAR
Responsável: Vera Conde
A Comissão de Saúde e Bem-Estar promove e dinamiza a comercialização de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica nas empresas associadas. Neste sentido, esta Comissão acompanha os processos legislativos nesta área, com o objetivo de aconselhamento e atualização dos associados da APED.
SEGURANÇA NO
PONTO DE VENDA
Responsável: Rui Martins
A Comissão de Segurança no Ponto de Venda tem como objetivo desenvolver e impulsionar as melhores práticas em termos de prevenção de quebra e questões relacionadas com segurança. No âmbito da sua atividade tem desenvolvido diversas iniciativas como o Protocolo com o Ministério da Administração Interna e organizado seminários com diferentes especialistas do setor.