APED incentiva reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos

12-09-24

Reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras. Este é o apelo que a APED faz aos consumidores numa campanha que pretende mobilizar a população para a entrega dos equipamentos elétricos e eletrónicos que já não estão a ser usados nos locais próprios e adequados para a sua reciclagem.

“Monos que só ocupam espaço lá em casa? Deixe connosco” é o mote desta campanha de sensibilização lançada pela APED e conta com o apoio da European Recycling Platform (ERP)e do Electrão e o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE).

Através de uma linguagem simples, acessível e positiva, a campanha informa o consumidor sobre a importância e as vantagens de colocar estes resíduos nos locais adequados. Com esta ação, a APED e os seus associados contribuem para melhorar os indicadores de reciclagem em Portugal e a promoção da economia circular.

De acordo com os dados disponibilizados pela APA, Portugal está a registar valores de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) abaixo das metas estabelecidas face aos equipamentos colocados no mercado. Para além de incentivar a mudança de hábitos dos consumidores relativamente à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos para reciclagem, esta iniciativa da APED visa dar um contributo para a melhoria dos indicadores de reciclagem em Portugal, para o cumprimento das metas europeias e a promoção da economia circular.

No universo de associados da APED são cerca de 1 700 os locais disponibilizados para recolha destes equipamentos, para além da recolha gratuita dos equipamentos usados aquando da entrega de novos ao domicílio, e que são um complemento a outros pontos das entidades gestoras.

Veja aqui o vídeo da campanha.

Saiba mais sobre a campanha no site da APED.

Voltar a Notícias