Comissões Técnicas

A APED é uma associação que presta um serviço 360 graus aos seus associados. Além da capacidade de intervenção no debate público sobre temas que interessam ao setor, dos estudos que realiza e publica e das parcerias que desenvolve, aposta também no suporte ao associado através de Comissões Técnicas.

Estas comissões permitem à APED tomar posições sobre iniciativas lançadas pelos poderes públicos e dar o seu contributo para a legislação que regula o setor. Esta é uma forma de a APED distribuir valor para os associados e para a economia portuguesa.

Atualmente, existem nove comissões cujos objetivos passam por servir de suporte à decisão e acompanhar de perto dossiês vitais para o setor. O acesso às Comissões Técnicas é livre e aberto a todas as empresas associadas.

Ambiente

 

A Comissão de Ambiente promove a melhoria contínua do desempenho ambiental e o incentivo à transição para uma economia mais eficiente no uso dos recursos e de baixo carbono, através de uma abordagem integrada à cadeia de valor.
Em colaboração com a Comissão de Ambiente, são disponibilizados documentos e ferramentas que apoiam a definição de políticas e estratégias orientadas para a preservação dos recursos e promoção do consumo sustentável:
– Guia de Boas Práticas Ambientais
Compromisso Circular
– Compromissos para o uso sustentável do plástico
– Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)

 Assuntos Fiscais

 

A Comissão de Assuntos Fiscais foi criada para proporcionar o debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento das obrigações fiscais e analisar as questões com que as empresas se defrontam em matéria de fiscalidade. É constituída por especialistas e quadros de empresas nas áreas administrativa e fiscal, responsáveis pela aplicação das políticas e estratégias fiscais.

Assuntos Jurídicos

 

A Comissão de Assuntos Jurídicos foi criada para proporcionar o debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento e aplicação das leis e analisar as questões com que as empresas se defrontam em matérias do foro jurídico.

É constituída por advogados e quadros da área jurídica, responsáveis pela conformidade e garantia da observância da lei em todas as áreas de atividade das empresas.

E-commerce

 

A Comissão de e-commerce tem como objetivos o desenvolvimento, promoção e representação dos legítimos interesses dos associados no quadro de evolução do e-commerce, o estudo e divulgação das temáticas mais importantes para o comércio eletrónico e o acompanhamento da legislação que tenha impacto no e-commerce.

Meios de Pagamento

 

A Comissão de Meios de Pagamento tem como um dos seus grandes objetivos a promoção e defesa de um mercado de transações com meios de pagamento mais competitivo e transparente, beneficiando o setor do comércio e os consumidores.

Esta comissão também monitoriza e intervém junto de entidades financeiras no mercado de cartões de pagamento e desenvolve e partilha iniciativas sobre novos meios de pagamento, alicerçadas nas evoluções tecnológicas e alterações legislativas a nível europeu.

Qualidade Alimentar

 

A Comissão Qualidade Alimentar acompanha as principais atividades desenvolvidas pelas empresas associadas, visando o cumprimento da legislação vigente e o desenvolvimento de iniciativas para promover a segurança alimentar dos produtos comercializados.

Colabora ainda no desenvolvimento de legislação com implicações na atividade desenvolvida pelas empresas, pelo que acompanha dossiês diversos em matéria de legislação alimentar, tanto a nível nacional como comunitário, através da participação da APED no Eurocommerce.

Qualidade Produtos Não Alimentares

 

A Comissão Qualidade Produtos Não Alimentares tem por objetivo acompanhar as principais atividades desenvolvidas pelas empresas associadas da APED, visando o cumprimento da legislação vigente e o desenvolvimento de iniciativas para promover a segurança dos produtos comercializados.

No âmbito da sua atividade, é promotora de momentos de debate com as entidades competentes nas diversas matérias em que intervém, privilegiando a monitorização e acompanhamento dos processos legislativos com implicações na atividade das empresas associadas da APED.

Desta forma, acompanha diversos dossiês, tanto a nível nacional como comunitário, através da participação da APED no Eurocommerce.

Recursos Humanos

 

A Comissão de Recursos Humanos promove o debate entre os associados sobre assuntos relacionados com o cumprimento das obrigações laborais e analisa as questões com que as empresas se defrontam em matéria laboral.

No âmbito da revisão do Contrato Coletivo de Trabalho da APED, as propostas de alteração que são apresentadas às organizações sindicais são previamente discutidas e preparadas pela Comissão de Recursos Humanos.

Esta Comissão é constituída por especialistas e quadros de empresas das áreas administrativa e de Recursos Humanos, responsáveis pela aplicação das respetivas políticas e estratégias.

Saúde e Bem-estar

 

A Comissão Saúde e Bem-Estar foi criada no seguimento da publicação do decreto-lei n.º 134/2005, de 16 de agosto, diploma que veio permitir a venda ao público de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, fora das farmácias.

As empresas de Distribuição têm vindo a integrar a comercialização destes medicamentos como uma nova área de negócio, pelo que a Comissão Saúde e Bem-Estar pretende promover e dinamizar esta atividade, bem como acompanhar o mercado de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica.

Segurança no Ponto de Venda

 

A Comissão de Segurança no Ponto de Venda tem como objetivo promover e dinamizar as melhores práticas em termos de prevenção de quebra e questões relacionadas com segurança. Foram desenvolvidas diversas iniciativas como o Protocolo com o Ministério da Administração Interna e organizados seminários com variados especialistas do setor.

Dentro desta Comissão destacam-se as seguintes iniciativas: