Um plano para a recuperação europeia

28-08-20

Christian Verschueren, diretor-geral do EuroCommerce, aponta o mercado único europeu e o comércio mundial como os motores de recuperação da crise trazida pela pandemia de Covid-19, com uma importância idêntica aos estímulos económicos preparados pelas instituições europeias.

Num artigo de opinião publicado no “World Retail Congress Issue 7”, o diretor-geral do EuroCommerce recorda a longa negociação que teve lugar para se chegar ao Plano de Recuperação da UE e a um pacote de 1,8 biliões de euros, esperando que esse apoio ajude a economia europeia e, em particular, auxilie o retalho a voltar aos níveis pré-Covid-19.

Christian Verschueren deixa o alerta que ninguém deseja voltar a passar 10 anos para recuperar de uma crise, como aconteceu na crise financeira de 2008, mas reconhece como inevitável que todas as economias europeias vão enfrentar uma desaceleração acentuada este ano e, apesar das medidas de apoio nacional de dimensão sem precedentes, o desemprego vai aumentar para muitas pessoas, o que condiciona a disposição para o consumo.

Leia aqui o artigo na íntegra.

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