Sustentabilidade, segurança e experiência de consumo híbrida são tendências para 2021

27-01-21

A sustentabilidade, a segurança dos consumidores e a experiência de consumo híbrida são algumas das tendências em evidência no relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021”, desenvolvido pela Euromonitor Internacional, onde são reveladas as principais novidades que definirão o consumidor e influenciarão as estratégias empresariais.

De acordo com o relatório, a pandemia alterou para sempre o comportamento dos consumidores, nomeadamente o que estes valorizam e priorizam, o que consomem e onde gastam o seu dinheiro. Por essa razão, as empresas devem agir em prol destas mudanças para melhorarem o desenvolvimento dos seus produtos e serviços e ganharem novamente a fidelidade dos seus clientes.

Segundo a Euromonitor International, em 2021, com a sustentabilidade a afirmar-se como tendência, espera-se que as empresas tomem iniciativas orientadas por propósitos que apoiem a saúde e os interesses da sociedade e do planeta. Por outro lado, o desejo pela conveniência demonstrada pelos consumidores tornará necessário que as empresas adaptem rapidamente os seus negócios, permanecendo ágeis e flexíveis na forma como o fazem, optando por continuar a utilizar todos os meios e canais para sustentar os seus negócios.

A obsessão pela segurança levará a que os consumidores exijam serviços sem contacto, padrões sanitários exigentes e produtos que melhorem a higiene e a imunidade. As empresas devem implementar medidas de segurança que atenuem as preocupações dos seus consumidores, sustenta a Euromonitor International.

O estudo aponta ainda como uma das principais tendências o que designa por realidade “figital”, ou seja, um modelo híbrido formado pelo mundo físico e virtual, onde são disponibilizadas ferramentas digitais que serão utilizadas de forma a que os consumidores fiquem conectados à sua casa e ao mesmo tempo facilite os procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais.

O desejo de projetos ao ar livre, a otimização do tempo, a reavaliação de prioridades, o consumo moderado e o incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional são outras tendências apontadas pelo relatório.

O relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021” encontra-se disponível aqui .

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