De acordo com dados divulgados pelo Sales Index e pela Marktest Consulting, até setembro de 2020 abriram em Portugal 197 lojas, com os supermercados a liderarem este movimento, que totalizam um investimento acima de 474 milhões de euros em novos espaços de retalho este ano.
A dinâmica assistida nos primeiros nove meses do ano não sofreu abrandamento nos meses seguintes. Em declarações ao Dinheiro Vivo, o Diretor-Geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, refere haver registo “de mais um conjunto muito relevante de novos espaços e remodelações, com grande investimento”.
No retalho alimentar, Gonçalo Lobo Xavier aponta que “a grande maioria dos investimentos e projetos de expansão previstos para 2020 não sofreram cortes radicais, apenas um reajuste da planificação da abertura das lojas. Não se parou o plano de crescimento previsto e, em alguns casos, até superou a expectativa”.
De acordo com o Diretor-Geral da APED, no que diz respeito ao retalho especializado existem “segmentos em que se manteve, com coragem e resiliência, o plano de crescimento previsto. A área da moda foi das que, provavelmente, mais sofreu com o confinamento e com a mudança dos hábitos dos portugueses, mas há subsegmentos, como o dos sapatos desportivos, que mantiveram os seus planos de expansão. Na eletrónica também se manteve, apenas com reajustes nos timings”.
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