Setor preparado para responder aos desafios da Nova Agenda do Consumidor

25-01-21

O setor do Retalho está a trabalhar continuamente para corresponder a um conjunto de necessidades que os consumidores colocam como essenciais. Esta foi a mensagem central deixada pela APED durante a sessão “Diálogo Nacional com os Consumidores”, uma iniciativa no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, que promoveu a discussão sobre a nova política dos consumidores e as ações da Nova Agenda do Consumidor para os próximos cinco anos.

Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED, apontou como essencial dar informação aos consumidores para que estes façam escolhas responsáveis do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. Porém, realçou que “a Nova Agenda do Consumidor é um movimento que implica um investimento muito grande por parte das empresas”, sendo um processo muito complexo e que leva o seu tempo.

O Diretor-Geral da APED sublinhou o investimento que as empresas do setor têm vindo a fazer em domínios como o ecodesign das embalagens e na informação que disponibilizam aos consumidores, alinhado com um dos principais desígnios da Nova Agenda: a melhoria da informação relativamente à pegada ambiental.

“Por um lado, existem empresas sustentáveis que fornecem produtos de forma equilibrada porque têm mecanismos de financiamento para tal, por outro lado é necessário dotar os consumidores de produtos mais sustentáveis e com uma informação mais correta”, acrescentou Gonçalo Lobo Xavier, sublinhando a necessidade de investimento e de cooperação entre as instituições para o cumprimento dos cinco grandes temas da Nova Agenda do Consumidor.

Reveja esta sessão aqui.

Voltar a Notícias