Principais tendências para o setor do Retalho em 2023

5-01-23

A Adyen, plataforma de tecnologia financeira, apresenta as tendências que irão marcar o setor do Retalho em 2023. O comércio unificado, a consolidação do telemóvel enquanto meio de pagamento preferido e o phygital constituem as principais tendências.

Apesar de 7 em cada 10 retalhistas já oferecerem uma experiência física e online unificada, esta mantém-se uma tendência muito relevante para o setor. A evolução da tecnologia permite, atualmente, conhecer o consumidor por trás de cada pagamento ao ligar as transações aos indivíduos, o que permite uma melhor compreensão do seu comportamento. Graças à adoção desta tecnologia, 49% das empresas a nível mundial afirmam estar hoje numa melhor posição devido a estes investimentos que contribuíram para a melhoria das suas operações.

De acordo com 72% dos portugueses, disponibilizar o meio de pagamento que o consumidor prefere é um fator essencial ao processo de compra, sendo que quase 8 em cada 10 nomeia o telemóvel enquanto meio de pagamento preferido. Refletindo em particular sobre a Geração Z, é expectável que estes consumidores privilegiem cada vez mais as compras através deste dispositivo, uma vez que 33% já não utiliza cartões físicos e prefere pagar através de aplicações móveis.

Por fim, o phygital é também uma tendência que veio para ficar, sendo que esta tem como objetivo proporcionar uma experiência de compra mais personalizada. Em Portugal, esta tendência adquiriu um importante destaque, sendo que 6 em cada 10 consumidores afirma ser mais fiel a uma marca que lhe permita comprar online e devolver em loja. Neste sentido, a oferta de novos meios de pagamento, soluções de realidade virtual aumentada e inteligência artificial são fatores que preocupam mais de 80% das empresas portuguesas, sendo valorizados por 35% dos portugueses.

Voltar a Notícias