Pacto Português para os Plásticos lança campanha de incentivo à mudança de comportamento

18-09-20

“Vamos Reinventar o Plástico” é o mote da campanha que arranca hoje com o objetivo de sensibilizar os consumidores portugueses para uma utilização responsável deste material. A iniciativa é do Pacto Português para os Plásticos do qual a APED faz parte, com o intuito de mobilizar a sociedade no processo de transição para uma economia circular que beneficia das características do plástico, sem impactos no ambiente.

O plástico está por todo o lado e faz parte do dia-a-dia de todos os portugueses. É prático, leve, barato, versátil e, sobretudo, muito útil. No entanto, a forma como tem sido utilizado – de forma linear – tem tido como consequência a degradação e poluição do ambiente, sobretudo nos oceanos. É, por isso, urgente mobilizar a sociedade portuguesa e pô-la a repensar no uso, e pós-uso, do plástico no país. Ou seja, reduzir o plástico desnecessário, inovar para implementar soluções de reutilização de embalagens, aumentar a reciclagem dos plásticos e incorporar o material reciclado em novos produtos.

A primeira fase da campanha “Vamos Reinventar o Plástico” aposta numa presença digital no site www.pactoplasticos.pt e em vários outros de referência, bem como nas redes sociais e pontos de venda dos membros associados. Fazem parte do Pacto Português para os Plásticos mais de 80 entidades, entre marcas, produtores, retalhistas, recicladores, entidades gestoras de resíduos, Governo, universidades, ONG, poder local, assim como a comunidade, com um objetivo comum: acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos, onde continuamos a beneficiar das qualidades do plástico, garantindo que este nunca termina no ambiente.

Voltar a Notícias