O setor do Retalho é um ecossistema essencial para aumentar a confiança do consumidor e para dar capacidade a muitos outros setores de continuarem a produzir e a laborar. Este é o alerta deixado por Christian Verschueren, Diretor-Geral do Eurocommerce na mais recente edição do relatório “The Retail World 2021: Retailing in a time of crisis”, editado pelo World Retail Congress.
O Diretor-Geral do Eurocommerce aponta ser fulcral dar ao setor do Retalho o reconhecimento que este merece, elencando um conjunto de desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe para o Retalho Alimentar e Não Alimentar. Recordando que os governos do espaço UE avançaram com medidas para tentar apoiar as empresas que se viram obrigadas a fechar devido à crise sanitária, Christian Verschueren revela recear que, quando estas medidas de apoio financeiro terminarem, centenas de milhares de retalhistas fechem para sempre.
O Diretor-Geral do Eurocommerce apresenta outros exemplos da realidade vivida pelos retalhistas. Contrariando a ideia de que o setor beneficiou com a pandemia, são elencados constrangimentos que levaram ao aumento dos custos dos retalhistas devido a perturbações nas cadeias de abastecimento, incluindo no transporte marítimo, os efeitos da pandemia na capacidade de resposta de fornecedores e indústrias, as medidas de higiene e segurança para colaboradores e clientes e a aceleração dos investimentos em serviços de entrega online.
Christian Verschueren salienta o trabalho que o Eurocommerce tem vindo a ter junto da União Europeia e os governos para garantir a ajuda que o setor precisa nos próximos tempos. “Sendo o nosso setor um dos maiores empregadores privados da Europa, as falências no Retalho terão um impacto desastroso no futuro das comunidades locais, podendo originar uma espiral negativa de negligência, vandalismo e crime. Utilizar o investimento para apoiar a inovação, a resiliência, o digital e a tecnologia sustentável do Retalho, para além de mitigar o risco, também impulsionará a recuperação do resto da economia”, afirma Christian Verschueren.
Saiba mais sobre o relatório “The Retail World 2021: Retailing in a time of crisis”, aqui.