EuroCommerce apela a investimentos na transformação digital e sustentabilidade do setor

10-02-22

O Eurocommerce defende o investimento na competitividade do setor através da implementação de um quadro regulamentar e medidas adicionais que apoiem a transformação digital e verde.

O apelo foi deixado pela diretora-geral do EuroCommerce, Christel Delberghe, durante a primeira sessão do evento EU Industry Days dedicada ao ecossistema retalhista e grossista. A responsável recordou a série de desafios com que o setor continua a debater-se 2 anos após o início da pandemia – restrições contínuas, absentismo, inflação, escassez de colaboradores e ruturas na cadeia de abastecimento – ao mesmo tempo que o setor vive uma transformação rápida e com recursos limitados.

“Apesar de ser reconhecido como um ecossistema essencial, vemos que os planos de recuperação nacionais fornecem pouco ou nenhum apoio ao setor. Queremos trabalhar com a Comissão Europeia na criação de uma via de transição e de criar em conjunto um quadro que apoie a transformação do nosso ecossistema”, afirmou a diretora-geral do EuroCommerce.

O painel da sessão discutiu temas como a digitalização das PME, mudança de modelos de negócio para tornar as operações comerciais mais sustentáveis e o papel dos jovens.

“O nosso setor fornece uma série de bens sociais e económicos – como um grande empregador e o ponto de partida para os jovens para uma carreira gratificante, como uma força motriz na sustentabilidade e inovação e uma pedra angular das comunidades locais, e serve diversos ecossistemas diferentes, a economia europeia, e não menos importante, os consumidores. Precisamos de apoio político para podermos continuar a desempenhar este papel importante”, acrescentou Christel Delberghe.

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