A taxa de crescimento do e-commerce europeu tem-se mantido estável, tendo crescido 13% para 718 mil milhões de euros em 2021, de acordo com o Relatório 2022 European E-commerce do EuroCommerce e do Ecommerce Europe.
Focado no comércio online, o relatório indica que, no segmento B2C, o volume de negócios de e-commerce continua a crescer, mesmo com a possibilidade de visitar as lojas físicas e com o levantamento das restrições impostas pela pandemia.
Segundo o relatório, foram identificadas duas grandes tendências: a estabilização das vendas em e-commerce face ao ano de 2020, e a tendência para os consumidores estarem mais cuidadosos com as suas despesas, devido, principalmente, às consequências da guerra na Ucrânia, como a inflação e o aumento dos custos energéticos.
Relativamente a Portugal, a percentagem de utilizadores de Internet que adquirem serviços e produtos online tem vindo a crescer (62% em 2021, mais 6% face a 2020). Cerca de 87% desses utilizadores obtêm os seus produtos através de vendedores nacionais.
Os consumidores em Portugal percecionam como principais barreiras à aquisição de produtos online o facto de preferirem fazer as suas compras fisicamente e a preocupação com questões de privacidade e segurança no pagamento online, com 79% e 69% respetivamente.
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