De acordo com o estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável, realizado pela NielsenIQ, 43% dos consumidores portugueses considera que a experiência de compra é mais positiva quando lhe são apresentadas alternativas sustentáveis.
Apesar da tendência verificada, na hora de comprar produtos sustentáveis, os consumidores aparentam ter algumas dificuldades, sendo que 54% dos inquiridos afirma pedir mais recomendações sobre os produtos.
Para simplificar a escolha e compra de bens sustentáveis, os inquiridos consideram que os retalhistas poderiam disponibilizar serviços de aconselhamento (42%), comparadores de produtos neste domínio (32%), oferecer mais informação sobre aspetos ambientais dos produtos (27%), diferenciar os produtos com selos de entidades reconhecidas (20%), divulgar mais a gama de produtos sustentáveis (19%) ou ainda diversificar a oferta (19%).
O estudo concluiu também que os consumidores valorizam cada vez mais as marcas que promovem práticas sustentáveis. Os dados revelam que 43% dos consumidores entrevistados afirma já ter comprado produtos sustentáveis apenas por confiar na marca, sendo que 17% afirma ter desistido de uma compra sustentável por não confiar suficientemente na insígnia.