Cerca de 69% dos consumidores portugueses afirma ter começado a comprar mais online depois da pandemia, acima da média europeia (67%), sendo que 97% prevê manter este comportamento. A conclusão é do estudo “Post Covid Consumer Behaviour II”, que destaca Portugal enquanto terceiro país europeu a registar este aumento, ficando apenas atrás do Reino Unido (74%) e da Itália (72%).
Os dados revelam que a qualidade (89%), o preço (74%) e a responsabilidade da marca (58%) são os fatores que os consumidores portugueses consideram mais importantes, sendo esta tendência transversal aos diferentes segmentos de género e idade. Nesse sentido, o estudo indica que os portugueses são os consumidores europeus que mais valorizam a responsabilidade da marca, seguindo-se os espanhóis e os britânicos.
O estudo destaca ainda as viagens (60%), bilhetes para espetáculos (55%), livros e videojogos (53%) e roupas e moda (53%) enquanto categorias de produtos que os portugueses mais compram online. Por sua vez, na categoria bens essenciais, nomeadamente em mercearias (15%), os consumidores portugueses tendem a preferir o modelo tradicional.