Nos dois primeiros meses da segunda fase dos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” foram recolhidas mais de 500 mil embalagens de bebidas, entre garrafas de plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro. Mais de 5 mil utilizadores já fizeram o registo online para aceder às plataformas nas quais os pontos acumulados podem ser trocados por prémios que apelam a comportamento sustentáveis. Estes são os principais dados de balanço da atividade entre janeiro e fevereiro das duas iniciativas que visam a preparação do futuro sistema de depósito a implementar no país.
Nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, no âmbito do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, foram entregues, até final de fevereiro, 186.350 embalagens para serem recicladas e darem origem a novas garrafas. Em janeiro foram devolvidas 62.810 embalagens e em fevereiro a devolução chegou às 123.540 garrafas de plástico PET. Relativamente à plataforma online de pontos, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro foram registados 2.015 novos utilizadores.
Já a iniciativa “Bebidas+Circulares” recolheu 152.235 embalagens em janeiro e 163.422 em fevereiro, contabilizando um total de 315.657 embalagens de bebidas entregues nas 10 máquinas de recolha automática localizadas no concelho de Lisboa. Na respetiva plataforma online de pontos registaram-se 1.470 novos utilizadores.
Promovidas pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, com diferente implantação geográfica e especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas, visando promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.