A “Black Friday”, realizada a 27 de novembro, levou a um aumento de 10% das compras online, de acordo com dados divulgados pela SIBS.
A empresa, que gere o Multibanco e as terminais de pagamento nas lojas, indica que no dia da “Black Friday” foram realizadas 4,8 milhões de compras em loja, com um valor médio de 43 euros, e 815 mil compras online, com um valor médio de 50 euros.
Segundo cálculos efetuados pela SIBS relativamente ao total das compras registadas na semana de 23 a 30 de novembro, conclui-se que, comparativamente a igual período em 2019, houve uma redução de 16% no valor total das compras em loja e um aumento de 27% nas compras online.
O pagamento através de aplicações móveis, nomeadamente do MBWay, registou um aumento significativo na “Black Friday” de 2020 face à de 2019, registando um aumento de 5,7 vezes em compras físicas e de 3 vezes nas compras online.
Relativamente aos setores mais procurados pelos consumidores, as categorias “Jogos, Brinquedos e Puericultura”, “Perfumaria e Cosmética” e “Moda e Acessórios” foram as que mais se destacaram das compras realizadas na “Black Friday” deste ano.