CEO Summit 2024: EuroCommerce debate desafios do setor com líderes empresariais

26-02-24

O EuroCommerce realizou, recentemente, o “CEO Summit 2024”, um evento que reuniu líderes empresariais com o objetivo de debater os temas-chave do Retalho e da Distribuição. Juan Manuel Morales e Christel Delberghe, Presidente e Diretora-Geral da Associação, respetivamente, presidiram à sessão e abordaram os principais desafios que o setor enfrenta, juntamente com Maroš Šefčovič, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Mairead McGuinness, Comissária Europeia para a Estabilidade Financeira, Piero Cipollone, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu, e Erkki Liikanen, Presidente do think tank Bruegel.

Em destaque esteve a ideia de que, com o devido apoio, o Retalho e a Distribuição podem contribuir para uma União Europeia cada vez mais capacitada, competitiva, inovadora, qualificada e sustentável.

Juan Manuel Morales começou por abordar o “tsunami regulatório” que o setor tem enfrentado nos últimos anos. O Presidente do EuroCommerce destacou também o importante contributo que o setor pode dar no âmbito do cumprimento de objetivos fundamentais, como o Green Deal e a implementação eficaz do euro digital. Para tal ser possível, sublinhou a necessidade de uma abordagem mais inclusiva na definição de políticas, envolvendo todas as partes interessadas.

Falou também, em particular, sobre a proposta da Comissão Europeia relativa aos atrasos de pagamento nas transações comerciais, que considera poder condicionar a liberdade de acordar condições de pagamento flexíveis.

Por sua vez, Christel Delberghe terminou a sessão reafirmando que o setor tem muito a oferecer e que apoia os objetivos comunitários, mas reforça também a importância de um mercado único plenamente operacional e de um quadro político coerente e praticável, de forma a maximizar o contributo dos retalhistas para a agenda da União Europeia em matéria de competitividade e crescimento sustentável.

Leia o comunicado do EuroCommerce acerca do evento aqui.

Voltar a Notícias