‘Saber a diferença faz a diferença’ é o mote da mais recente campanha da APED, que tem como objetivo ajudar o consumidor a interpretar corretamente as indicações dos prazos de validade dos produtos alimentares.
Com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e com o apoio do Movimento Unidos Contra o Desperdício – o qual a APED integra enquanto membro fundador –, a campanha aposta num tom informativo e pedagógico e explica como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando, assim, o seu desperdício.
Através do seu site e redes sociais, a APED esclarece as diferenças entre as indicações ‘consumir até’, ‘consumir de preferência antes de’ e ‘consumir de preferência antes do fim de’, reunindo também um conjunto de dicas e recomendações de conservação e consumo. A campanha estará ainda presente em pontos de venda e plataformas online, bem como nas redes sociais de um conjunto de Associados da APED.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura estima que cerca de um terço dos alimentos produzidos a nível mundial são perdidos ou desperdiçados em alguma fase da cadeia de abastecimento. Estudos europeus mostram ainda que o consumidor doméstico é responsável por 42% do desperdício alimentar global, sendo o desconhecimento do significado das datas de validade um dos principais fatores que contribuem para esta estatística.
Com esta campanha, a APED e os seus Associados dão mais um importante passo no âmbito do combate ao desperdício alimentar, informando e esclarecendo o consumidor sobre uma questão muito prática relacionada com o seu dia a dia de consumo, mas que, por vezes, ainda suscita algumas dúvidas.