A APED promoveu, esta segunda-feira, um webinar dedicado ao novo Sistema de Depósito e Reembolso de Embalagens de Bebidas, cuja implementação está prevista para 2026. Com a participação de Miguel Aranda, Diretor-Geral da SDR Portugal, e de José Maria Azeredo, Presidente da SDRetalhistas, a sessão teve como objetivo apresentar os trabalhos em curso e os próximos passos para a concretização do sistema.
Miguel Aranda apresentou o modelo de funcionamento do sistema, detalhou o cronograma de implementação e as obrigações legais aplicáveis aos embaladores e aos pontos de recolha, bem como os próximos passos previstos. “A SDR Portugal tem a ambição de criar e gerir o sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas de uso único, assumindo-se como uma alternativa mais sustentável e eficiente para a recolha e reciclagem dessas embalagens”, afirmou o Diretor-Geral da SDR Portugal.
Por sua vez, José Maria Azeredo partilhou a visão e a experiência do setor do Retalho. “O SDR promoverá uma maior recolha de material, demonstrando o valor dos resíduos e o grande contributo que o retalho representa”, afirmou o Presidente da SDRetalhistas.