APED promove webinar ‘Fluxo Não Urbano de Embalagens’

12-07-24

Realizou-se, esta terça-feira, o webinar ‘Fluxo Não Urbano de Embalagens’, promovido pela APED e que contou com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), bem como da Sociedade Ponto Verde (SPV), da Novo Verde e do Electrão. Organizada no âmbito da aplicação, a partir de janeiro de 2025, da Responsabilidade Alargada do Produtor a todas as embalagens não reutilizáveis, a sessão teve como objetivo promover uma reflexão sobre o futuro modelo de gestão do fluxo não urbano de embalagens.

O webinar teve início com a intervenção do Diretor-Geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, que sublinhou a relevância do tema e a importância de ser debatido entre todos os players do setor, no sentido de partilhar experiências e encontrar soluções para os desafios que se impõem. Seguiram-se as intervenções de Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da APA, Carla Pinto, Diretora de Serviços de Sustentabilidade Empresarial da DGAE, Cristina Câmara, Diretora de Sustentabilidade da APED, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, e Pedro Nazareth, CEO do Electrão.

A última parte da sessão foi dedicada a um debate entre a Sociedade Ponto Verde, a Novo Verde e o Electrão, que incidiu maioritariamente sobre a liberdade contratual no âmbito do valor dos incentivos a serem atribuídos e a necessidade de maior flexibilidade no arranque do novo modelo, de forma a garantir que todos os operadores estão devidamente preparados para cumprir os respetivos pressupostos.

Voltar a Notícias