A APED promoveu, esta quinta-feira, o Fórum de Debate “Desafios na Economia Circular dos Têxteis”. Tendo como objetivo analisar o contexto atual do setor têxtil no âmbito da circularidade, a sessão contou com os contributos do Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) e de um consórcio de empresas têxteis portuguesas.
Perante a recente proposta de revisão legislativa apresentada pelo Comissão Europeia, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, começou por salientar a importância de debater o tema e refletir sobre os desafios legislativos que se impõem. Por sua vez, Cristina Câmara, Diretora de Sustentabilidade da APED, apresentou o contexto europeu a as principais implicações da proposta apresentada.
Ao longo da sessão, António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, e Luís Cristino, representante de um consórcio de empresas têxteis portuguesas, destacaram os principais desafios que o setor enfrenta, refletindo em particular sobre a necessidade de mais conhecimento e tecnologia que permita uma eficaz triagem e reciclagem dos resíduos têxteis.