A APED promoveu, no dia 18 de abril, o Fórum de Debate “Economia Circular dos Têxteis – A Experiência e Visão do Retalho”. No âmbito dos recentes desenvolvimentos legislativos, nomeadamente a proposta de revisão da Diretiva-Quadro Resíduos, o webinar teve como objetivo promover a partilha de experiências sobre o tema, focando-se em particular no regime da responsabilidade alargada pelo produtor.
A sessão contou com a participação de retalhistas do setor têxtil, que, além de apresentarem a visão e estratégia das suas empresas na área dos resíduos têxteis, identificaram também os principais desafios que têm sentido neste âmbito.
Os testemunhos das empresas revelam que o Retalho tem já um sólido percurso no âmbito da economia circular dos têxteis, sendo que boa parte das empresas tem já em curso projetos que visam promover a reutilização e correta reciclagem de peças de vestuário, consciencializando o consumidor para a importância de reduzir o desperdício têxtil.
A pouca harmonização entre os Estados-Membros da União Europeia e a complexidade excessiva dos reportes exigidos são os principais desafios identificados pelas empresas, sendo também sinalizados pela APED.