APED participa em conferência promovida pelo Banco de Portugal

14-11-23

O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, participou, esta segunda-feira, na conferência “A New Payments (R)evolution Driven By Regulation and Data”, que teve lugar no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Gonçalo Lobo Xavier foi um dos oradores do painel “Novas iniciativas legislativas: desafios e oportunidades para o mercado de pagamentos português”, moderado por Célia Reis e que contou com os contributos de João Câmara (Associação Nacional de Instituições de Pagamentos e Moeda Eletrónica), Madalena Tomé (European Mobile Payment Systems Association), Norberto Rosa (Associação Portuguesa de Bancos) e Vinay Pranjivan (DECO).

Refletindo sobre o impacto do Euro Digital e sobre a legislação europeia para os sistemas de pagamentos com impacto no setor do Retalho, Gonçalo Lobo Xavier começou por sublinhar que a APED subscreve a posição do EuroCommerce neste âmbito, em particular a recomendação de que o custo total de aceitação seja tão próximo de zero quanto possível, previsão de mais sanções à aceitação obrigatória, bem como a necessidade de salvaguardas contra a imposição de comissões excessivamente elevadas.

O diretor-geral da APED destaca que os negócios dos Associados são de eficiência e, neste sentido, as empresas estão focadas na melhoria contínua da experiência do consumidor. Nessa medida, a questão dos fees associados a qualquer meio de pagamento é um tema crucial e que tem de ser revisto. “A experiência em loja tem de ser fácil, eficiente e que corresponda ao orçamento que as pessoas estão disponíveis para gastar”, afirma.

Acrescenta que o numerário continua a ser um método de pagamento importante para alguns consumidores, sublinhando a necessidade de assegurar uma concorrência e que vá ao encontro das preferências dos clientes. O Retalho quer participar na inovação proposta, mas ainda têm de ser acauteladas muitas questões fundamentais para todo o ecossistema.

Promovida pelo Banco de Portugal, a sessão teve como principal objetivo refletir sobre as mudanças introduzidas pelas novas iniciativas legislativas na área de pagamentos, debatendo os principais desafios e possíveis oportunidades.

Voltar a Notícias