APED participa em conferência dedicada ao desperdício alimentar

1-10-24

No âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinalou no passado domingo, o Movimento Unidos Contra o Desperdício promoveu uma sessão dedicada ao tema.

A iniciativa teve lugar no Planetário de Marinha e contou com o contributo de Gonçalo Lobo Xavier, que participou enquanto orador do painel ‘Unidos Pelo Planeta – O Compromisso da Sociedade e das Empresas com a Economia Circular’. Ao Diretor-Geral da APED juntaram-se Assunção Cristas, Sócia da Vieira de Almeida, e Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, num debate moderado por Helena Garrido.

A APED integra o Movimento Unidos Contra o Desperdício enquanto membro fundador, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo setor ao nível da eficiência dos processos internos que potenciam a redução do desperdício alimentar e da promoção do consumo responsável.

O Retalho e a Distribuição são parte ativa no combate ao desperdício alimentar, quer ao nível da operação diária e logística, quer ao nível de parcerias com instituições de apoio social para doação dos excedentes, bem como no âmbito da consciencialização do consumidor.

Os Associados da APED desenvolvem medidas práticas para promover a eficiência dos seus processos internos e a redução do desperdício alimentar, tendo em vista os objetivos traçados no Pacto Ecológico Europeu e Plano de Ação para uma Economia Circular, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. Em 2023, foram responsáveis pela doação de mais de 24 mil toneladas de produtos alimentares, estimando-se também que tenham evitado o desperdício de mais de 26 mil toneladas de produtos.

Mais recentemente, a Associação relançou uma campanha com o mote ‘saber a diferença faz a diferença’, que tem como objetivo ajudar o consumidor a interpretar corretamente as indicações dos prazos de validade dos produtos alimentares. Com o apoio institucional da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar e com o apoio do Movimento Unidos Contra o Desperdício, a campanha aposta num tom informativo e pedagógico e explica como distinguir os diferentes prazos de validade, rentabilizando o consumo dos alimentos e evitando, assim, o seu desperdício. Saiba mais aqui.

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