APED junta-se ao EuroCommerce na adesão à Race to Zero

28-10-22

A APED é uma das sete associações do setor do Retalho e Distribuição que se juntaram ao EuroCommerce na adesão à iniciativa Race to Zero. Na linha da frente da transição climática, a APED vai ter o papel de aceleradora desta iniciativa, mobilizando os seus associados e maximizando a ação coletiva do setor.

Promovida pela World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e apoiada pelas Nações Unidas, a Race to Zero Breakthroughs 2030: Retail Campaign pretende mobilizar empresas, organizações e países, de forma a promover a ação coletiva no sentido da descarbonização do setor até 2030.

Christel Delberghe, diretora-geral do EuroCommerce, espera que a adesão incentive o setor a alinhar a sua atuação com o objetivo de redução da sua pegada de carbono e ajudar a limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. “Um relatório recente do EuroCommerce em parceria com a McKinsey mostra que as cadeias de valor retalhista e grossista representam 40% das emissões da EU. Contudo, apenas 5% destas emissões estão sob o controlo direto dos retalhistas. A colaboração com os parceiros da cadeia de abastecimento e com os stakeholders será a chave do sucesso na Race to Zero”.

Para além da APED, juntaram-se ao EuroCommerce na adesão à Race to Zero a ANGED (Espanha), ESEE (Grécia), France Commerce (França), POHiD (Polónia) e Vakcentrum (Países Baixos).

Saiba mais sobre a Race to Zero aqui.

Voltar a Notícias