APED em entrevista na Hipersuper

21-03-22

Os impactos económicos sentidos com o aumento do custo da energia e das matérias-primas, o apoio à produção nacional, a resposta à pandemia e novidades em matérias laborais foram alguns dos temas abordados na entrevista da Hipersuper ao diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier.

Durante a entrevista, o diretor-geral da APED comentou sobre o impacto que a inflação está a ter no custo das matérias-primas e da energia, agravado pelo conflito na Ucrânia, prevendo a possibilidade de haver uma quebra no consumo devido ao aumento dos preços.

“A perspetiva de consumo baseia-se muito na confiança. O consumidor baseia os seus gastos na confiança em ter emprego, na economia e em dias melhores. E este tipo de eventos vem naturalmente ter implicações na perceção da confiança e, consequentemente, vai fazer retrair o consumo. (…) Estamos a assistir a um caminho nada virtuoso de crescimento de preços que, quando chegam à prateleira, mesmo que sejamos muito eficientes, é impossível não transmitir um aumento no preço, porque ele já vem de origem com esse crescimento.”, afirmou Gonçalo Lobo Xavier.

Relativamente aos apoios à produção, Gonçalo Lobo Xavier aponta o papel que o setor teve durante a pandemia, pois possibilitou que os produtores escoassem os seus produtos através da distribuição, e defende o fortalecimento das relações entre os fabricantes e a distribuição assente na cooperação, confiança e transparência.

O capital humano foi outros dos temas abordados, com o diretor-geral da APED a sublinhar o esforço feito para valorizar a carreira na distribuição e para captar mais e melhores recursos humanos e a aposta feita na formação.

Voltar a Notícias