A APED promoveu, esta quarta-feira, um webinar dedicado à apresentação do OndeDoar.pt, uma plataforma desenvolvida pelo Electrão. A sessão contou com a participação de Margarida Santos e Tomás Froes, Gestora de Projetos de Economia Circular e Commercial Manager do Electrão, respetivamente, e também de Isabelle Romão, Administradora da Assistência Médica Internacional (AMI).
Lançado oficialmente em outubro, o OndeDoar.pt é um ponto de encontro digital entre empresas e instituições sociais selecionadas pelo Electrão. Pretende promover a doação equipamentos elétricos, pilhas, baterias, móveis, têxteis ou outros produtos, maioritariamente novos, mas também usados e em bom estado, através da qual os produtores destes bens podem divulgar os seus excedentes de stock como oferta para instituições de caráter social ou ambiental.
A plataforma contribui, assim, para a prevenção da geração de resíduos ao promover a utilização de um produto novo e funcional, que de outra maneira seria destruído. No caso dos produtos usados e em boas condições, permite aumentar a sua vida útil através da reutilização, contribuindo também para adiar o momento em que se tornarão resíduos.
Em representação da AMI, uma das 53 instituições já inscritas, Isabelle Romão sublinhou o importante contributo da plataforma, nomeadamente a eficácia e rapidez com que permite às empresas efetuarem as doações e que, deste modo, maximizam o seu impacte positivo a nível social e ambiental, por via da atividade das instituições.
Conheça aqui o OndeDoar.pt e saiba as condições de registo para produtores e organizações, bem como as respetivas vantagens.