Com uma forte aposta na inovação e na antecipação de tendências e com foco em todo o setor, a APED está a desenvolver um Roteiro para a descarbonização das empresas de Distribuição, com o objetivo de as posicionar na linha da frente no combate às alterações climáticas e caminhar no sentido da neutralidade carbónica. Este Roteiro será apresentado no segundo semestre de 2022 e pretende criar valor para as empresas e consequentemente para os consumidores, considerando o dinamismo e os desafios constantes do setor.
Dado o papel fundamental da Distribuição na resposta aos desafios das Alterações Climáticas e no contributo para os compromissos nacionais e internacionais, nomeadamente o Acordo de Paris, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica Nacional e o Pacto Climático de Glasgow estabelecido na cimeira COP26, este Roteiro para a Descarbonização será uma referência para os associados da APED, no que diz respeito às recomendações e prioridades de atuação.
Importa referir que o objetivo principal do Acordo de Paris é limitar o aumento da temperatura média mundial abaixo dos 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais, o que só será possível se o setor privado desenhar um caminho para neutralizar as emissões efetuadas, removendo permanentemente uma quantidade equivalente de gases com efeito de estufa da atmosfera.
A Distribuição, o retalho nacional e a APED pretendem estar do lado das soluções que possam ser úteis a todas as empresas do setor. Este é mais um passo no sentido da neutralidade carbónica e dos desígnios de descarbonização do país.