A APED promoveu, em colaboração com a PwC, o webinar “Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição – 2nd Stop”. A sessão teve como principal objetivo fazer um balanço do primeiro ano de implementação da iniciativa, refletindo sobre perspetivas futuras.
O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, deu início à sessão destacando o importante contributo dos 18 associados que já aderiram ao Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição, afirmando que a associação continua a trabalhar no sentido de promover a adesão de mais empresas. Relembrando a recente mudança dos Órgãos Sociais da APED, Gonçalo Lobo Xavier assegura que a sustentabilidade se mantém enquanto prioridade estratégica para a atual direção.
A sessão contou com o contributo de Cristina Câmara, coordenadora da Área de Ambiente e Sustentabilidade da APED, que começou por enquadrar os princípios orientadores e eixos de atuação do Roteiro, destacando os principais objetivos da iniciativa. Por sua vez, Maria Gaspar e Ana Luísa Martins, da PwC, apresentaram os principais resultados do primeiro ano de implementação do Roteiro, refletindo sobre os principais desafios e aprendizagens.
Cristina Câmara abordou ainda a adesão da APED à Race to Zero, esclarecendo as implicações de alinhamento desta iniciativa com o Roteiro. Por fim, foram apresentados os próximos passos, que incluem a divulgação de case studies relativos a soluções de descarbonização.
Desenvolvido pela APED, com o apoio da PwC, o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição tem como objetivo apoiar as empresas associadas na resposta aos desafios das alterações climáticas, rumo à descarbonização do setor em Portugal até 2040. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.