APED apresenta balanço do Roteiro para a Descarbonização

17-07-24

Realizou-se, dia 11 de julho, o webinar ‘Roteiro para a Descarbonização– Resultados de Monitorização relativos ao ano de  2022’, promovido pela APED e que contou com a participação da PwC Portugal. Inserida no âmbito do Roteiro para a Descarbonização do Setor da Distribuição, a sessão teve como objetivo apresentar os principais resultados obtidos em 2022.

No segundo ano de implementação, em termos gerais, as empresas signatárias do Roteiro cumpriram 71% dos compromissos mínimos previstos e 20% dos compromissos voluntários. Também em 2022, quatro empresas aumentaram a sua ambição, com mais seis compromissos voluntários a serem assumidos, por comparação com o ano anterior.

O terceiro eixo, que pressupõe a colaboração com outras empresas do setor e o envolvimento dos diferentes stakeholders, é o que apresenta maior percentagem de adesão e execução, compreendendo um menor número de compromissos e envolvendo um menor grau de complexidade.

Cerca de 16% das empresas signatárias do Roteiro aderiram também à Race to Zero, uma iniciativa da qual a APED faz parte e que, sob a égide da Organização das Nações Unidas, pretende mobilizar empresas, organizações e países, de forma a promover a ação coletiva no sentido da descarbonização do setor até 2030.

No webinar foram abordadas também as iniciativas desenvolvidas durante o presente ano, nomeadamente as visitas técnicas a entrepostos e lojas de empresas signatárias, bem como o grupo de trabalho desenvolvido com o objetivo de criar um espaço colaborativo, no sentido de promover a definição de um plano de soluções com benefícios para as empresas signatárias, estabelecendo também a respetiva calendarização num horizonte a três anos.

Desenvolvido pela APED, com o apoio da PwC Portugal, o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição tem como objetivo apoiar as empresas associadas na resposta aos desafios das alterações climáticas, rumo à descarbonização do setor em Portugal até 2040. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Voltar a Notícias