APED apoia nova campanha de promoção da batata portuguesa

29-05-25

‘Sou Boa Com Tudo’ é o mote da nova campanha da PorBatata, apresentada esta semana num evento que contou com a presença de António Gomes, Presidente da associação, e de Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED. A iniciativa, que conta com o apoio da APED e a adesão das principais cadeias de distribuição, visa promover o consumo de batata produzida em Portugal e estará ativa até 30 de setembro, coincidindo com o período de colheita deste produto em território nacional.

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada, assumindo o papel de influencer oficial deste alimento e consolidando o seu propósito: ser embaixadora da batata portuguesa e estar cada vez mais próxima dos consumidores. Com uma linguagem direta, promete ser “boa com tudo” – um alimento indispensável na gastronomia portuguesa, versátil e nutritivo. A campanha será divulgada no site e nas redes sociais da PorBatata, bem como nos pontos de venda das insígnias aderentes.

Desde 2018 que a PorBatata aposta em campanhas anuais de promoção da batata, que coincidem com a época de colheita da batata nova. Os esforços de divulgação deram frutos e, em 2024, o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos. De acordo com dados do INE, analisados pela PorBatata, o consumo humano de batata atingiu as 1.004 toneladas no ano passado (dados provisórios), representando uma subida de 5% face a 2023 (957 toneladas) e também de 5% em comparação com 2018 (959 toneladas). Cada português consome agora 94,4 quilos de batata por ano, mais 2% do que em 2023.

Saiba mais aqui.

Voltar a Notícias