O APED Retail Summit regressou ao SUD Lisboa Hall. Sob o mote ‘Liderar o Futuro’, a edição de 2025 – que reuniu cerca de 400 participantes – centrou-se na antecipação dos desafios e oportunidades do setor. Com um painel de excelência, o evento traçou um retrato atualizado do setor onde se debateram os desafios do contexto económico e geopolítico e analisaram as principais tendências do Retalho e da Distribuição.
A sessão de abertura ficou a cargo de José António Nogueira de Brito, Presidente da APED, que afirmou: “Numa altura em que a incerteza se torna a única certeza e em que temas como a cibersegurança e o envelhecimento da população surgem como riscos transversais à atividade das empresas, especialmente na União Europeia, precisamos de novas abordagens e de soluções que preparem, quer as empresas, quer as pessoas, para lidar com esta nova realidade e atenuar os impactos económicos e sociais que possam vir a ocorrer”.
A apresentação do estudo ‘Impacto Económico do Setor do Retalho em Portugal’, coordenado pelos Professores da Nova SBE, Pedro Brinca e João Duarte, foi um dos momentos de destaque da sessão. Entre outras conclusões, o estudo revelou que cada euro gerado pelo negócio do retalho contribui com 3,1 euros para a economia nacional, sublinhando o papel do setor como verdadeiro amplificador económico em Portugal.
Seguiu-se um dia repleto de partilha de informação, debate e conhecimento, com a presença de oradores nacionais e internacionais – entre os quais se destacam: Michael Dobbs, Technical Sales Lead, DOD Retail Accounts da IBM; Juan Manuel Morales, Presidente do EuroCommerce; Nadim Bou-Habib, Professor da Nova School of Business and Economics; Felipe Gomez, empreendedor e autor do programa ‘Pensando em Voz Alta’; Pär Lager, Assessor Sénior da Försvarshögskolan em Formação Executiva e Parcerias Estratégicas; e Paulo Portas, ex-Vice-Primeiro-Ministro e ex-Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
O APED Retail Summit é o evento de referência no debate e na antecipação das tendências futuras do Retalho e da Distribuição, materializando o compromisso do setor com a dinamização da economia e a promoção do bem-estar dos consumidores.
Uma vez mais, a APED procurou promover, no interesse dos Asssociados, a reflexão sobre as soluções que diferenciam o setor do Retalho e da Distribuição e acrescentam valor à sociedade.