“Re(Pense) nos seus atos. As suas escolhas têm impacto” é o mote da campanha que a APED acaba de lançar para promover a reciclagem e o consumo sustentável de plásticos de uso único. Consciencializar os consumidores para colocarem o plástico no local adequado para reciclagem e apelar à reutilização – nomeadamente, através do uso de sacos reutilizáveis para a área de frutas e legumes, e de recipientes trazidos de casa para refeições em take-away – são os objetivos centrais da campanha.
Divulgada no website e no LinkedIn da APED, bem como nas lojas e nos canais próprios online das empresas associadas à iniciativa – Aldi, Apolónia, Auchan, Decathlon, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché, Lidl, Makro, Malaquias (e Novo Horizonte), Agriloja, Mercadona, Pingo Doce e Sonae MC – a campanha visa alertar para a importância de reciclar e depositar corretamente as embalagens no ecoponto quando já não são necessárias, prevenindo a poluição dos solos, dos oceanos e das praias.
Através de uma linguagem simples e acessível, a campanha apresenta exemplos de embalagens que, após a sua utilização, devem ser colocadas no ecoponto amarelo, como garrafas de bebidas em plástico, embalagens de detergente, embalagens de alimentos para consumo imediato e sacos de plástico leves. Por outro lado, incentiva também os consumidores a trazerem os seus próprios recipientes reutilizáveis nas visitas aos espaços comerciais.
Saiba mais sobre a campanha aqui.