APED promove Fórum “Desafios na Economia Circular dos Plásticos”

5-07-23

A APED promoveu, esta quarta-feira, o Fórum de Debate “Desafios na Economia Circular dos Plásticos”. O fórum, que contou com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) e da 3drivers, teve como objetivo refletir sobre as principais tendências no contexto da economia circular dos plásticos.

Na sua intervenção inicial, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, sublinhou a importância a postura de colaboração do setor do Retalho e Distribuição com outras entidades, destacando o contributo da APA e da DGAE, que têm acompanhado o setor na definição de estratégias que permitam responder eficazmente aos desafios que se impõem nesta matéria.

A apresentação do estudo “Avaliação da Viabilidade de Implementação de Embalagens Reutilizáveis pelo Setor do Retalho e Distribuição”, promovido pela APED com o apoio da 3drivers, foi o ponto de partida para o debate. Tendo por base a auscultação de diversos stakeholders, o estudo pretendeu avaliar o contributo ambiental dos modelos de embalagens reutilizáveis no contexto do take-away e do grande consumo.

Ao longo da sessão, foi também feito um enquadramento do atual contexto legislativo, refletindo sobre perspetivas futuras e debatendo eventuais desafios e oportunidades.

O fórum de debate terminou com a intervenção de alguns associados, que deram a conhecer um conjunto de medidas implementadas nas suas lojas no âmbito da economia circular dos plásticos.

Voltar a Notícias