APED debate o futuro do retalho entre canais online e lojas físicas

27-01-22

A APED participou no “Building the Future”, evento português de transformação digital, através da presença do diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, no painel “Back to the Future Store”.

O papel das lojas físicas no contexto dos novos hábitos de compra e tendências pós-pandemia, as várias perspetivas sobre a experiência em loja e a sua complementaridade com o canal online foram o ponto de partida para a discussão sobre o setor do retalho.

Na sua intervenção, o diretor-geral da APED sublinhou que é possível perceber com dados muito fidedignos quais as alterações que vieram para ficar e outras que foram momentaneamente uma opção dos consumidores e que foram abandonadas em detrimento de outras soluções.

Segundo Gonçalo Lobo Xavier, nos primeiros meses da pandemia, o online esteve muito concentrado na operação do alimentar, porque havia muita incerteza e desconfiança, o que obrigou a um investimento brutal por parte dos operadores. A conclusão é que se terá antecipado em cinco anos a lógica do comportamento do consumidor relativamente ao online.

Ainda assim, para o diretor-geral da APED, também se sentiu que assim que existia uma abertura do mercado e um aligeirar das medidas, houve também uma mudança comportamental em que as pessoas estavam ávidas de voltar à experiência de consumo em loja. Conclui-se que o online serve muito hoje para fazer pesquisa de produto e para definir a compra, mas que depois é feita, ainda com uma percentagem muito significativa, na loja. Ou, pelo menos, é levantada na loja, com o click and collect a trazer também uma nova modalidade.

Ressalvou que, nos primeiros meses da pandemia, o retalho teve de se readaptar rapidamente à situação, nomeadamente ao nível dos transportes e da logística, mas do ponto de vista das infraestruturas os associados da APED nunca pararam, nunca tiveram problemas, sendo que do ponto de vista da resposta estiveram ao nível do que de melhor se faz no mundo.

Para a APED, estes são hábitos que vieram para ficar, mas principalmente no retalho especializado ainda tem sido muito difícil perceber quais são as tendências e tentar adaptar estas mudanças.

Moderado por João Silveira, Senior Retail Account Executive na Microsoft Portugal, o painel contou ainda com a presença de Hélder Ribeiro, VP of Product and Platform na Farfetech, e Frederico Santos, Head of Digital and Innovation na Sonae MC.

Voltar a Notícias