De acordo com a ACEPI – Associação da Economia Digital, o valor do comércio eletrónico (B2C + B2B) em Portugal pode atingir 110,6 mil milhões de euros em 2020, refletindo a mudança dos hábitos dos consumidores e a transformação nas empresas e negócios trazidas pela pandemia de Covid-19.
Segundo o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”, desenvolvido pela ACEPI em parceria com a IDC e apresentado no evento Portugal Digital Summit’20, o valor do comércio eletrónico (B2C + B2B) em Portugal situou-se nos 96 mil milhões de euros.
O estudo retrata a aceleração digital que a pandemia obrigou no nosso país. Mais de metade dos utilizadores de Internet já fez compras online (51%) em 2019, estimando-se que esse valor aumente para 57% em 2020 devido à Covid-19.
A pandemia levou também a alterações nos comportamentos de compra online, com cerca de 60% dos compradores online a afirmarem ter aumentado o valor das suas compras online. A intensidade de compras online aumentou, com 73% dos compradores a fazer em média mais do que a 3 a 5 vezes compras por mês. Entre as categorias de compras online destacam-se “refeições entregues ao domicílio”, que em 2019 não tinham expressão, e “produtos alimentares e bebidas”. Na categoria de equipamentos para o lar, os produtos de informática e eletrodomésticos registaram crescimentos acentuados.
Saiba mais sobre o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal” aqui.