No dia em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, a APED lança um vídeo com dicas de combate ao desperdício alimentar.
A prevenção do desperdício alimentar é um princípio intrínseco à atividade dos associados da APED, pelo que muitas são as boas práticas que podem ser destacadas em relação à eficiência das operações internas e disponibilização de alimentos que estão em fim de vida útil em termos de comercialização.
Em 2019, o setor disponibilizou 16 mil toneladas de excedentes alimentares para mais de 1.000 IPSS de todo o país; utilizou 3.700 toneladas de legumes não calibrados em sopas e outros produtos, em vez de os deixar abandonar nos campos agrícolas; reduziu o desperdício graças à eficiência da logística, formação dos colaboradores e sensibilização dos clientes; produziu doces ou outros produtos a partir de excedentes alimentares como frutas e legumes e apostou na venda a granel de fruta, legumes, marisco, produtos de padaria e pastelaria, permitindo ao cliente comprar apenas a quantidade desejada.
Como cada um de nós deve de ser parte desta mudança, a APED sugere neste vídeo várias dicas que podem ser postas em prática no dia-a-dia:
# Planear as refeições antes de ir às compras.
# Deixar para o fim a compra dos alimentos refrigerados e congelados, pois reduz as perdas de frio, prolongando a vida dos produtos.
# Arrumar os alimentos de acordo com a validade, colocando os de prazo menor à frente, para serem mais acessíveis ao consumo.
# Após abrir a embalagem, colocar os alimentos em recipientes hermeticamente fechados, apontando a data de validade.
# Usar a fruta madura para batidos ou saladas, os hortícolas para sopa ou esparregado e as sobras das batatas cozidas para puré ou empadão.
# Interpretar corretamente os diferentes prazos de validade.
A redução do desperdício de alimentos é uma missão que não cabe apenas à distribuição, pois todos somos consumidores, todos somos embaixadores contra o desperdício alimentar e juntos fazemos a diferença.