iStock-517005204.jpg

Retalho cresce 3,8% no primeiro semestre

Em Destaque

O setor do retalho (alimentar e não alimentar) registou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2017, com um crescimento de 3,8% face ao período homólogo, atingindo um volume de vendas de 8.967 milhões de euros, de acordo com os dados do Barómetro de Vendas da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

Notícias

  • small size image

    Estudo revela crescente importância dos rótulos alimentares para os portugueses

    18-10-2017

    Os consumidores portugueses dão cada vez mais importância aos rótulos alimentares. De acordo com o mais recente estudo do IPAM, realizado com a colaboração de uma investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto para a Direção Geral de Saúde, 42% dos portugueses consulta os rótulos alimentares regularmente e 17% refere que o faz sempre. Apenas 11% dos inquiridos declarou nunca ou quase nunca o fazer.

  • small size image

    Consumidores valorizam marcas comprometidas com a sustentabilidade

    11-10-2017

    Os consumidores dão cada vez mais valor ao compromisso das marcas com a diversidade e a sustentabilidade e estão dispostos a pagar mais por isso, de acordo com as conclusões de um estudo divulgado recentemente pela consultora Nielsen.

  • small size image

    Confiança dos consumidores aumenta em agosto

    20-09-2017

    Os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico aumentaram na Área Euro em agosto. De acordo com o relatório “Síntese Económica de Conjuntura”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 19 de agosto, a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor situou-se em 1,1% no mesmo mês.

Agenda

Não existem eventos marcados

Legislação

  • Decreto-Lei nº 74/2017 de 21 de junho

    Decreto-Lei nº 74/2017 que visa reforçar os procedimentos de defesa dos direitos dos consumidores e utentes no âmbito do fornecimento de bens e serviços, bem como instituir a obrigatoriedade de existência e disponibilização do livro de reclamações, nos formatos físico e eletrónico.

  • Decreto-Lei n.º 62/2017, de 9 de junho

    Decreto-lei que regula matérias relativas a produtos lácteos, cujo destino é a alimentação humana, nomeadamente no que diz respeito a informação a prestar ao consumidor.

  • ​Portaria n.º 145/2017, de 26 de abril

    Portaria que vem definir as regras aplicáveis ao transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo e aéreo de resíduos em território nacional e criar as guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos (e-GAR), a emitir no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER).