Top 10 das tendências de e-commerce para 2017

iStock-473850320.jpg

O fim da black friday e da cyber monday, a customização em tempo real e a “uberização” das entregas. Estas são algumas das 10 tendências de e-commerce para 2017, elencadas pela agência de comércio eletrónico Absolunet, com base na análise de mais de 50 projetos de e-commerce de renome internacional.

Com o objetivo de ajudar o setor do retalho a escolher as ferramentas adequadas e definir as melhores estratégias de mercado para crescer online, a Absolunet divulga o top de tendências para o próximo ano, deixando vários tópicos para reflexão:

• ADEUS BLACK FRIDAY E CYBER MONDAY - Os pioneiros em comércio online estão agora a apostar no Cyber November.

• CUSTOMIZAÇÃO EM TEMPO REAL - A experiência de compras online e na loja irá, em tempo real, adaptar-se a cada consumidor.

• FORNECER DADOS COMO UM SERVIÇO - Cada retalhista deverá ser capaz de fornecer ao consumidor a maior quantidade de informação possível – seja descrição de produto, imagens, comentários ou críticas.

• OLÁ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Os consumidores irão interagir com a inteligência artificial e irão adorar.

• ADEUS CARTEIRA! - O princípio do fim das carteiras e dos pagamentos em espécie com a ascensão dos pagamentos mobile, através de wearables e outras tecnologias.

• “SNAPCHATIZAÇÃO” DAS COMPRAS - Transição do comércio em tempo real para a era do hiperlocal: os consumidores utilizarão o mobile para otimizar as suas experiências de compras.

• ANÁLISE PREDITIVA - Os comerciantes passarão realmente a interpretar os dados para prever com precisão a próxima compra dos seus clientes.

• “UBERIZAÇÃO” DAS ENTREGAS - A ascensão de pontos drop-off exclusivos para compras online e a entrega imediata no mesmo dia da compra.

• COMÉRCIO UNIFICADO - Em vez de somar a loja digital à infraestrutura da loja física, funcionando estas como distintas, os retalhistas passarão a integrar ambos os formatos (físicas ou digitais) numa infraestrutura centralizada.

• DESINTERMEDIAÇÃO - Os consumidores querem interagir diretamente com marcas e as marcas não poderiam estar mais felizes. Qual o papel do retalhistas aqui?

Para compreender detalhadamente cada uma destas tendências, os seus potenciais impactos e encontrar exemplos de sucesso de passos já dados por alguns retalhistas nestas áreas, a Absolunet disponibiliza toda a informação em www.10eCommerceTrends.com.