​Retalho europeu: previsão aponta para crescimento de 1,6% em 2018

iStock-586061816.jpg

Com o ano a terminar, começam a ser conhecidas as previsões para o setor do retalho. Um crescimento de 1,6% nas vendas na Europa em 2018 é o valor agora avançado no relatório do BNP Paribas Real Estate, que adianta também que em 2019 este valor alcançará os 2%.


Quanto aos hábitos dos consumidores em análise neste documento, os europeus, sobretudo os millennials (18-34 anos), continuam a gostar de frequentar as lojas físicas, nomeadamente em países como a Roménia (87%), Portugal (84%) e Espanha (83%). De acordo com o que pode ser lido neste relatório, a “product experience” é ainda fulcral para os europeus, que continuam a gostar de ver e tocar no produto (83%) e experimentá-lo (79%).

As compras online continuam a aumentar estando, no entanto, muito dependentes da categoria de produto. Na Europa, os alimentos e bebidas são essencialmente comprados em lojas físicas. Por outro lado, 16% dos millennials europeus compram os seus produtos culturais exclusivamente online. Para algumas outras categorias, como equipamento de desporto / lazer ou vestuário / calçado, cerca de uma em cada duas pessoas compram tanto online como em lojas.