Retalho cresce 3,8% no primeiro semestre

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O setor do retalho (alimentar e não alimentar) registou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2017, com um crescimento de 3,8% face ao período homólogo, atingindo um volume de vendas de 8.967 milhões de euros, de acordo com os dados do Barómetro de Vendas da APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.

O retalho não alimentar apresentou um aumento de 4,5% do volume de vendas. As categorias equipamentos de telecomunicações e grandes eletrodomésticos foram as que mais cresceram neste segmento, com variações positivas do volume de vendas de 17,1% e 10,1%, respetivamente.

Os dados do Barómetro de Vendas da APED revelam que o retalho alimentar registou um crescimento de 3,3% nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com igual período de 2016. As categorias de produto que registaram melhor desempenho foram as bebidas (aumento de 10% das vendas) e congelados (5,4%).

Os dados avançados pela APED mostram um crescimento de 0,5 pontos percentuais da marca própria da distribuição, que atinge os 34% de quota de mercado. No que se refere às vendas efetuadas com atividade promocional, o valor registado situa-se nos 45,5%.

Mercado de vestuário regista crescimento

A APED, enquanto representante de um universo de associados a atuar em vastos segmentos de mercado, apresenta também dados específicos referentes ao mercado de vestuário. Esta área registou um aumento do volume de vendas de 2,1% no 1º semestre de 2017 face ao período homólogo.

O desempenho positivo revelou-se também no número de compradores (com um aumento de 3 pontos percentuais) e na frequência de compra (crescimento de 3,5%).

Segundo os dados da APED, o canal de distribuição que mais cresceu, entre janeiro e junho, foi o das lojas independentes, ao registar uma variação homóloga positiva de 8,9% do volume de vendas, e o segmento que apresentou o maior crescimento foi vestuário feminino com um aumento de 1,3 pontos percentuais de quota de mercado.

Preços dos MNSRM são consideravelmente inferiores nos espaços de saúde

Importante segmento na estratégia da diversificação de oferta de produtos e serviços do setor do retalho são os espaços de saúde e a comercialização de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM).

São já 588 os pontos de venda dos associados da APED neste segmento.

De acordo com os dados disponíveis, os preços praticados nos espaços de saúde revelaram-se consideravelmente inferiores aos praticados nas farmácias.

Essa diferença foi de 11% no 2º trimestre de 2017 (9,3% no 2º trimestre de 2016) no que se refere ao top 5 de vendas de MNSRM.