​Óleos alimentares usados: APED reforça sensibilização para reciclagem

AF_APED_COA.JPG

A APED reforça a aposta na sensibilização dos consumidores para os benefícios deste comportamento ambientalmente responsável e volta a lançar uma campanha dedicada aos óleos alimentares usados. O objetivo é promover a deposição destes resíduos nos oleões e tem como mote “vamos moldar um planeta mais limpo”.


Depois do sucesso de 2016, esta iniciativa está presente em lojas e meios de comunicação digitais de um conjunto de empresas como as redes Aldi Supermercados, Apolónia Supermercados, Continente, DIA Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Jumbo, Lidl, Pingo Doce, Recheio e Uniarme.

A campanha está enquadrada na missão e valores da APED, nomeadamente nos princípios da Carta do Ambiente que se dirigem à sensibilização ambiental e informação aos consumidores.

Dados de uma análise realizada em 2015 pelo Centro de Estudos da Universidade Católica para a APED, revelavam que cerca de 31% da população continuava a despejar os óleos alimentares usados nos esgotos.

Recorde-se que o óleo alimentar usado pode ser transformado em biodiesel, sabão, velas, entre outras aplicações. Para a sua reciclagem basta que seja colocado numa garrafa de plástico, que deverá ser depois depositada num oleão.