OCDE prevê crescimento de 1,2% para a economia portuguesa

iStock-494940062.jpg

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que a economia portuguesa continue a crescer na ordem dos 1,2% este ano e dos 1,3% no próximo ano. Uma previsão de crescimento ainda assim abaixo nas perspetivas do Governo.

De acordo com o relatório da OCDE sobre Portugal, as reformas estruturais feitas desde 2011 vieram sustentar a recuperação gradual da economia portuguesa. Para este cenário contribuíram ainda os efeitos externos como a queda do preço do petróleo e a flexibilidade da política monetária decidida pelo Banco Central Europeu.

Esta entidade traça ainda um conjunto de recomendações para que seja garantido um crescimento a nível mais acelerado, estando entre elas: manter o momento das reformas estruturais com permanente avaliação ex-ante e ex-post, continuar a consolidação orçamental para garantir a redução da dívida pública, reforçar os incentivos regulamentares para reduzir o malparado, incluindo através de vendas destes créditos, e reconsiderar o tratamento privilegiado de credores públicos.

Consulte aqui o relatório completo.