Mentor do primeiro avião solar debate futuro sustentável em Lisboa

Bertrand-Piccard.jpg

Bertrand Piccard, mentor e aviador que completou o primeiro voo intercontinental num avião solar, estará em Lisboa, a 9 de maio, no âmbito do APED Retail Summit, para falar sobre os desafios do futuro nas áreas da sustentabilidade, energia e gestão dos recursos naturais.

Pioneering spirits for a clean future” é o tema da apresentação do suíço, atual chairman da Solar Impulse Foundation, que se tem dedicado à inovação na ciência e ambiente e cujo mais recente projeto é a Alliance for Efficient Solutions, um programa mundial que pretende apoiar 1000 projetos de eficiência energética, que serão apresentados na COP24, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza em dezembro.

Psiquiatra de formação, Piccard nasceu no seio de uma família de pioneiros. É neto de Auguste Piccard, o primeiro homem a chegar à estratosfera, em 1931, e filho de Jacques Piccard, primeiro a atingir o ponto mais profundo da Terra na Fossa das Marianas, em 1960.

Do currículo de Bertrand fazem parte ainda feitos como o primeiro voo à volta do mundo num balão de ar quente, percorrendo, sem escalas, mais de 45 mil quilómetros em 20 dias.