Grande consumo: Portugal cresce acima da média europeia

iStock-497392002.jpg

Portugal é um dos países da Europa com maior crescimento de vendas em valor de produtos de grande consumo, revelam os dados do relatório Growth Reporter, desenvolvido pela Nielsen.

O estudo, referente ao terceiro trimestre de 2016, revela que Portugal teve um crescimento de preços nos Bens de Grande Consumo de 0,5% e um crescimento muito positivo de vendas em volume (2,7%), situando-se largamente acima da média europeia, que cresce 0,3%.

Os resultados positivos de Portugal devem-se em parte ao forte crescimento do setor das bebidas, já os laticínios continuam a apresentar perdas de vendas, apesar da recuperação face ao período homólogo. O Growth Reporter revela ainda que as Marcas da Distribuição começam a apresentar sinais de uma recuperação gradual.

A Europa, por sua vez, continua a registar um menor crescimento de preços e volumes, comparando com os resultados alcançados em 2015. “Na verdade, dos 36 países analisados, 17 apresentam crescimentos negativos em volume, demonstrando uma situação pouco positiva. Destacam-se, nomeadamente, a Grécia (-8,7%) e a Lituânia (-7,3%), esclarece Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen.