Geoestratégia e política internacional em debate no APED Retail Summit

As mais recentes alterações no contexto geoestratégico e político internacional e o seu impacto na economia nacional estarão em debate no arranque do APED Retail Summit, a 8 de maio, com uma intervenção inicial de Francisco Seixas da Costa, antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e embaixador representante na ONU e da UNESCO.

A este ensaio sobre a Europa e o Mundo, que tem início às 10h00, segue-se a mesa-redonda “A nova (des)ordem mundial” com a participação de Adolfo Mesquita Nunes (político e antigo Secretário de Estado), dos professores e especialistas em relações internacionais Ana Santos Pinto e Miguel Monjardino, de Margarida Marques (deputada e antiga Secretária de Estado dos Assuntos Europeus) e de Paulo de Almeida Sande (professor e consultor político do Presidente da República).

Com o contributo destas personalidades com reconhecido currículo nestas matérias, procuram-se respostas a questões como: qual o futuro da Europa “sem fronteiras”? Que impacto poderá ter o Brexit? Estarão os EUA a regressar ao protecionismo em contraciclo com a vontade/necessidade de crescimento global de economias de países como a China e a Índia? Quais são as ambições da Rússia?