Eurocommerce aplaude Acordo de Facilitação do Comércio da OMC

E-Commerce.jpg

O EuroCommerce congratula-se com a ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) da Organização Mundial do Comércio, reconhecendo que a sua entrada em vigor é um grande avanço para os cidadãos e empresas dos países que integram a organização e, igualmente, para os grossistas e retalhistas europeus, que estão hoje totalmente integrados nas cadeias de valor mundiais.

O AFC vem simplificar e harmonizar os procedimentos aduaneiros em todo o mundo e, de acordo com os dados da OMC, espera-se que venha a impulsionar o comércio global cerca de 1 bilião de euros por ano. Este acordo multilateral ganha ainda especial relevância numa época em que o mundo dos negócios está em rápida mutação, uma vez que vem reduzir o custo e o tempo de movimentação de mercadorias através das fronteiras nacionais.

Para além do seu contributo para as economias já estabelecidas, o AFC irá beneficiar os países em desenvolvimento, cujas exportações poderão passar as alfândegas mais rapidamente e de forma mais barata, fazendo com que o comércio contribua para crescimento económico e para o bem-estar social.