​Distribuição reduz pacotes de açúcar para 4 gramas

DGS_APED__6.JPG

A APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a Direção Geral de Saúde estabeleceram hoje um acordo para a redução dos pacotes individuais de açúcar das marcas da distribuição para quatro gramas.

Esta medida, a ser implementada até dezembro do próximo ano, faz parte do compromisso do setor com a promoção da alimentação saudável, cujo trabalho desenvolvido tem passado pela reformulação da composição de produtos alimentares, disponibilização de oferta de produtos saudáveis em loja e ações de comunicação junto dos consumidores sobre hábitos alimentares e de saúde adequados.

A iniciativa enquadra-se na “Estratégia Integrada para a Promoção de Alimentação Saudável”, criada, em 2017, pelo Governo português por um grupo interministerial. Esta estratégia tem como um dos objetivos reduzir os níveis de açúcar, sal e ácidos trans nos alimentos consumidos pelos portugueses até 2020 e está alinhada com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A OMS recomenda que o açúcar represente menos de 10% do total de calorias ingeridas diariamente, aproximando-se idealmente de 5% do total de energia consumida por dia.