​Apoio das empresas a causas ambientais influencia compra? Sim, dizem 85% dos portugueses

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Um relatório da Nielsen divulgado na terça-feira indica que 85% dos portugueses assumem que o suporte das empresas a causas ambientais impacta a sua decisão de compra. A nível europeu 81% dos consumidores abordados no estudo afirmam que é muito importante que as marcas implementem programas que melhorem o meio ambiente.

Numa nota divulgada no seu site, Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal, afirma que tendo em conta estes dados são várias “as oportunidades que se abrem às marcas”. A capacidade para implementar iniciativas sustentáveis “vai impulsionar o crescimento de vários mercados, à medida que cresce a procura por uma oferta que responda a este tipo de preocupações e que as marcas locais fazem uso desta tendência para potenciar as suas vendas”, afirmou.

O estudo da Nielsen tem a ver com o impacto das preocupações em torno da sustentabilidade para o consumo na Europa Ocidental. O cenário traçado é de enormes consequências, particularmente associadas à utilização de plástico – “produzimos anualmente mais plástico do que o peso conjunto da população global e até 2050 é esperada uma maior quantidade de plástico do que de peixe nos oceanos”, diz a empresa.

Com efeito, 81% dos consumidores europeus abordados no estudo afirmam que é muito importante que as marcas implementem programas que melhorem o meio ambiente. Existem, contudo, distintos graus de preocupação com este tipo de questões entre os consumidores europeus. A idade é um dos fatores determinantes – 85% dos Millennials (21-34) afirmam firmemente que as empresas devem empenhar-se em melhorar o ambiente, contra 72% dos Baby Boomers (50-64) e 65% da Silent Generation (65+).

Um outro dado relevante: a sustentabilidade poderá estar muitas vezes relacionada com valores premium, com 30% a 40% dos consumidores europeus a afirmar que estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos que cumprem determinadas normas sustentáveis.